capa99

Hora dos Aperitivos!

Aperitivos, Tira-gostos ou Petiscos:

No sentido literal, a palavra aperitivo significa aquilo que desperta o apetite ou seja, o aperitivo não é apenas algo para saborear enquanto a refeição não vem ou meramente um acompanhamento para bebidas. Ele também cria a expectativa do que se seguirá na refeição principal e faz aguçar bastante o paladar. Também pode ser sinônimo de acolhimento, hospitalidade, alegria de receber e principalmente, uma ótima saída para receber visitas inesperadas.

Neste sentido, quem não gosta de ter boas horas de bate papo e descontração entre amigos ou familiares enquanto saboreiam petiscos variados e deliciosos. Independente de estarem numa festa, mais simples ou mais sofisticada, ou até mesmo em barzinhos e lanchonetes, o que une todas as pessoas em todos estes ambientes é a oportunidade da socialização, da boa conversa, aliada à degustação de cardápios simples e deliciosos. Para tanto, os aperitivos ou tira gostos são uma ótima opção para proporcionar este clima tão prazeroso.

Então, ao realizar uma festa ou uma reunião de amigos, o importante é apostar em um cardápio variado e atrativo e como os petiscos podem ter várias combinações e serem preparados com diversos ingredientes, de forma rápida e simples, eles são uma ótima pedida. Porém, além de ter cuidado na preparação dos alimentos, é preciso ter muita criatividade para escolher os recipientes adequados e caprichar na arrumação de uma bela mesa, pois esses aperitivos quando bem preparados e apresentados, se tornam muito mais agradáveis aos olhos e saborosos no paladar.

Sabe-se que os petiscos brasileiros são bastante famosos e conhecidos por todo o mundo. De norte a sul do país pode-se encontrar aperitivos típicos daquela região específica ou aqueles mais comuns , conhecidos de todos os brasileiros, independente da região em que vivem.

Podem ser simples ou mais elaborados, frios ou quentes mas geralmente são servidos acompanhados de molho de pimenta, catchup, mostarda e maionese além de bebidas como refrigerantes , sucos, caipirinhas ou cervejas.

No entanto é preciso atenção ao tipo de convidados pois para cada grupo existem as combinações mais adequadas. Sabe-se que de um modo geral, os homens preferem petiscos mais fortes e picantes, já as mulheres preferem petiscos mais suaves e de baixa caloria enquanto que para as crianças deve-se evitar sabores muito marcantes e apimentados então o ideal é ter variedade, de tudo um pouco, para poder agradar às preferências de todos os grupos e de todos os paladares.

Dentre a variedade de petiscos conhecidos , vamos citar alguns dos mais famosos:
Torresmo – Crocante ou macio, faz sucesso em qualquer mesa e acaba rapidamente

Pastel de Feira – Delicioso e crocante, atrai pelo cheiro e pelo sabor dos seus variados recheios

Polenta frita – Macia por dentro e tostadinha por fora, acompanha muito bem uma cerveja bem gelada

Bolinho de Bacalhau – Muito tradicional, é um dos petiscos mais requisitados

Anéis de cebola – Cebola empanada ou à milanesa, cada vez mais populares

Bolinho de Mandioca com Carne Seca – Esta mistura bem regional agrada a todos os paladares

Batata e Mandioca Fritas – Sempre presente, são os itens mais básicos

Provolone à Milanesa – Queijo muito saboroso, derrete na boca ao ser degustado

Lingüiça Calabresa na Chapa – Bastante apreciado e fácil de fazer

Tábuas de frios – Vários tipos de queijos, presuntos e salames acompanhados de pães

Patês – Apresentados na forma de canapés ou como acompanhamento de biscoitos salgados ou torradas

Compartilhar no Google Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *