natalno-mundo

Brincadeiras para a Noite de Natal

Nesta época do ano, o clima natalino começa a contagiar as pessoas e à medida que vai chegando o dia de Natal elas  querem estar em paz, serem fraternas,  procuram buscar o amor e a união entre a família e amigos.  Neste sentido, a ceia de Natal é um dos momentos mais esperados para celebrar  e comemorar  com  todos,  estes sentimentos de fraternidade e união que afloram nesta data tão especial.

Por isso atividades e brincadeiras descontraídas, animadas e alegres   são peças chave para promover maior interação e integração entre todos os convidados pois podem proporcionar um Natal ainda mais prazeroso ao lado dos entes queridos.

Neste aspecto,  uma das tradições mais presentes em nosso país nesta época do ano é a realização do amigo secreto. Esta brincadeira tem diferentes nomes e também diversas maneiras para que ocorra a  troca das lembranças; pode acontecer no âmbito familiar e muitas vezes também no ambiente profissional pois é uma forma bem simples de se presentear e ser presenteado, principalmente quando não se quer ou não se pode gastar muito com presentes.

 Ao longo do tempo, algumas variações do tradicional amigo secreto foram sendo incorporadas então hoje em dia as pessoas têm muitas opções de escolha para realizar esta atividade tão esperada e divertida. Ao organizador da brincadeira cabe seguir algumas regras básicas que são: estipular valores mínimos e máximos para os presentes, fazer os papéis com o nome dos participantes e checar se todos os nomes ali estão ou se há nomes duplicados, fazer u ma lista de sugestões de lembranças para facilitar a vida de todos na hora de presentear e o mais importante, na hora do sorteio, se qualquer pessoa quiser trocar de nome, só permitir fazê-lo se esta tiver tirado seu próprio nome.

6345 - Placa Amigo Oculto– Amigo secreto tradicional: baseado numa lista com o nome das pessoas que vão participar da brincadeira, ele acontece quando cada participante  sorteia , com antecedência, um papel com o nome de outro. Nesta opção, todos têm tempo suficiente para tentar descobrir quem é  seu amigo e fazer perguntas para descobrir de modo sutil o que ele gostaria de ganhar. Nesta etapa o segredo é fundamental  para que no dia da entrega todos sejam surpreendidos (tanto quem dá quanto quem recebe). No dia da confraternização, inicia-se a brincadeira com todos reunidos e tendo em mãos seus respectivos presentes. Pode-se começar pela pessoa mais velha ou mais nova do grupo dando dicas ou descrevendo  as características pessoais do seu amigo sorteado para que o grupo adivinhe; se não conseguirem, ele próprio vai nomear a pessoa e entregar o presente. Depois de aberto, a pessoa que ganhou o presente vai ser a próxima a descrever seu amigo e assim sucessivamente, até todos terem sido presenteados. Você pode inovar na brincadeira com essa novidade, as Plaquinhas de Amigo Oculto, clique aqui para ver mais.

 – Anjo oculto: o sorteio é feito como no amigo secreto tradicional, porém os presentes são diferentes. Nesta opção, as pessoas enviam mensagens, cartões, cartas e pequenas lembranças para os seus amigos num determinado espaço de tempo, que pode variar de dias a semanas, antes da data final estipulada para a revelação. Este tipo de brincadeira geralmente é feita em empresas onde há muita circulação de pessoas então dá para enviar as mensagens sem que o amigo desconfie e é bem interessante também porque todos desconfiam de todos  e proporciona um clima bem alegre e divertido. No dia marcado faz-se a revelação e ao final segue-se uma confraternização entre todos os participantes.

Troca-troca, amigo da onça ou amigo ladrão:  no dia do evento  todos os participantes levam um presente já embrulhado e o depositam numa mesa.  Cada participante sorteia um número, o que definirá a ordem a ser seguida para a escolha dos presentes. O número um se dirige  ao monte de presentes e escolhe um. Um a um os outros números terão a chance de pegar o presente no monte ou roubar o do amigo que já abriu o seu. Com isso haverá uma disputa para ver quem vai ficar com o melhor presente porém  aqui é proibido escolher o presente que levou. É muito divertido e dá margem a boas risadas.

– Amigo instantâneo ou de última hora:   há quem prefira não sortear com antecedência e fazer a brincadeira no dia. Para isso todos combinam de comprar e levar presentes que sejam adequados tanto para homens quanto para mulheres.  A seguir coloca-se o nome de todos os participantes numa caixa e sorteia-se os papéis. O primeiro a sortear pega  seu presente e dá dicas sobre a pessoa que sorteou até ele ser descoberto e então o presente é entregue e assim sucessivamente até todos terminarem. Importante ressaltar que neste tipo de brincadeira o que importa é a confraternização entre as pessoas e não o presente em si.

Fora a brincadeira do amigo secreto, outras atividades também podem ser organizadas para divertir tanto adultos quanto crianças. Algumas sugestões são:

Bingo: pedir que tragam brindes tipo R$ 1,99  mas que sirvam tanto para homens, mulheres e/ou crianças (vasilhas de plástico, porta retratos, canecas comemorativas, pacotes de bala ou bombom). Comprar ou fazer as cartelas de bingo e distribuir para os participantes, usando  feijão ou milho para marcar. É divertido e todos acabam ganhando alguma coisa.

– Barra premiada: para participar desta brincadeira, cada pessoa traz 5 reais e uma barra de chocolate. As barras são colocadas na mesa e o dinheiro num pote. Num outro pote são colocados os nomes das pessoas que participam. Para começar, uma das pessoas pega um nome do pote e lê o nome ali escrito. A que sorteou pega uma barra de chocolate porém está fora para ganhar o dinheiro. A que foi sorteada faz o mesmo procedimento e assim sucessivamente até o último nome ser lido que é quem vai levar todo dinheiro e a barra que restou. Para incrementar um pouco a brincadeira dá para nomear outras 5 pessoas não participantes como anjinhos que, ao serem sorteados juntamente  com o nome do participante tem o poder de resgatar esta pessoa para que tenha uma nova chance de ganhar o dinheiro já que seu nome volta para o potinho do sorteio.

– Caixa de surpresas: prepara-se uma caixa com tarefas escritas em papéis muito bem fechados dentro dela.  As tarefas podem variar desde imitar um gato,  pular como um sapo, imitar um macaco, pular numa perna só, ou seja, deve-se usar da criatividade para bolar tarefas bem engraçadas.  Os participantes ficam sentados em círculo e a  caixinha circula de mão em mão até que um sinal seja dado ou que o som de uma música pare de repente.  Quem estiver com a caixa no momento do sinal, deve tirar de dentro dela um papel com a tarefa determinada. As situações são bemengraçadas e divertidas e a  brincadeira continua enquanto houver papéis dentro da caixa.

– Presente especial: dentro de uma caixa de sapato bem enfeitada e bonita coloca-se um espelho. Então o organizador diz que  comprou um presente muito lindo, que tem certeza que todos vão gostar porém não sabe ainda para quem dar. Então pergunta quem gostaria de olhar o presente para saber se realmente é bonito. Todos que olharem dentro da caixa verão sua imagem refletida e vão dizer que realmente o presente é lindo, por isso aqueles que ainda não viram vão ficar curiosos. A graça da brincadeira está em manter segredo sobre o que há  dentro da caixa  até que todos tenham participado.

– Painel de desejos:  fazer um painel com envelopes contendo o nome de toda as pessoas presentes e pedir que façam bilhetes e mensagens a serem inseridos em cada um dos envelopes, de forma anônima ou não, sendo que ao final , todos levam seu envelope recheado de mensagens para casa.

– Sorteio de brindes: é uma idéia bem dinâmica para divertir todos os convidados; pode-se  elaborar jogos como mímicas, caça ao tesouro ou resposta a perguntas para concorrer a prêmios que nada mais são do que as lembrancinhas que cada um dos convidados trouxe para a confraternização.

– A cor do abraço: ao chegar cada convidado recebe um papel onde está escrito a palavra  Branco.  No meio da confraternização, o organizador explica que vai falar  o nome de diversas cores e que a pessoa que tiver a cor mencionada deve se levantar e dar um abraço naquela que tiver  a mesma cor.  Como todos têm a palavra Branco escrita no seu papel mas não sabem disso, ficam na expectativa.  Enquanto isso o organizador vai dizendo todas as outras cores menos o Branco,  então ninguém ainda se levanta. Quando ao final de muito tempo ele diz Branco, todos se levantam ao mesmo tempo para se abraçar  e é aquela confusão, muito divertida.

– Dupla premiada: elaborar pequenos cartões com frases e mensagens natalinas em duplicidade. Ao chegar, cada convidado recebe um cartão aleatoriamente e se solicita que o guarde porque haverá uma surpresa. No meio da confraternização, pede-se que todos se reúnam e tentem descobrir entre os convidados , quem tem um cartão igual à sua frase. Ao se formarem as duplas, oferece-se uma  lembrança a cada uma delas.

Como qualquer tipo de brincadeira é essencial atentar para algumas dicas sobre os presentes, principalmente se a brincadeira for realizada no ambiente de trabalho. A primeira delas é evitar dar presentes muito pessoais ou muito impessoais. Ambos os extremos são perigosos porque podem não agradar quem recebe como por  exemplo, vale-compras, itens de higiene pessoal ou beleza, livros ou CDs religiosos (a não ser se forem explicitamente solicitados) ou ainda flores, porque não são duráveis.  Então  tentar escolher o meio termo é a melhor opção.

Enfim, com tantas sugestões, dá para escolher a que melhor se adaptar ao ambiente e seus convidados e depois festejar o Natal com muita alegria e paz. Acesse nosso site (www.animafest.com.br) e conheça vários produtos para decorar seu Natal e divertir-se em no Réveillon.

Compartilhar no Google Plus

Um Comentário

  1. Gostei muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *