graduation09_large

Como são as Formaturas hoje?

Um momento de transição:

Sabe-se que o rito é parte integrante de qualquer grupo social e estabelece uma série de ações ou padrões simbólicos que permitem que se dê a esse grupo um entendimento e uma sensação de a ele pertencer. Isto também ocorre na escola, onde rituais e ritos de passagem ocupam o ambiente escolar no dia a dia ou em ocasiões especiais, sendo reconhecidos por toda a sociedade. Os mais conhecidos por todos são os ritos de passagem, como por exemplo, as formaturas que celebram o encerramento de ciclos de aprendizagem e o início de novas fases na vida do estudante e as festas e formalidades que delas decorrem e que as representam.

No ambiente educacional podemos perceber que os diferentes tipos de formatura, como por exemplo, quando o aluno deixa o ensino fundamental para entrar no ensino médio já são passagens na escola que coincidem com passagens de vida e que encerram ciclos e colocam o estudante em um novo patamar. Nesta fase já há indiretamente uma solenidade de formatura que preparará a mais marcante delas que é a que encerra o período na escola pois significa também o início da vida adulta da pessoa. É também por isso que mesmo que haja a expectativa de uma extensão maior da vida de estudante no dias de hoje com a faculdade e pós-graduação , isto não desvaloriza os ritos de passagem, pois do ponto de vista de seu papel social, o rito escolar pode ser visto como um marco simbólico daquilo que o aluno atingiu em sua carreira escolar.

Então a formatura é na prática, um momento ansiosamente aguardado pelos formandos. Subir no palco e receber o diploma, ouvir o discurso do paraninfo e assistir a retrospectivas da turma são momentos inesquecíveis , normalmente festejados com a participação de suas famílias e amigos.

Todos os detalhes são cuidadosamente planejados e arrecadam-se fundos desde o início do curso para custear as despesas que as comemorações acarretam já que os serviços de empresas especializadas que ajudam a criar, na mente dos formandos, formas sofisticadas de marcar a importância do momento como um marco divisor na vida de cada participante, são muito altos.

Existem inúmeras empresas que dispõem de equipes de profissionais qualificados e habilitados para organizar esse momento na vida acadêmica. Além de assessoria comercial, jurídica e contábil, oferecem ainda tudo o que existe de mais atual em termos de fotos, multimídia, vídeo e DVD.

É por isso que dentre as diversas providências que devem ser tomadas para realização deste tipo de evento, a organização ou comissão deve atentar para uma seqüência de atividades e antecedência mínimas em que os fornecedores de serviços devem ser contratados.

Os itens mais importantes são:

– A animação musical, através de banda ou DJ, cuja escolha deve ser feita de 8 meses a 2 anos antes do evento, através de visitas, avaliações e negociações prévias antes de fazer a contratação. A disponibilidade da banda escolhida ou DJ na maioria das vezes é o que determinará a data da festa.

– O local da festa, espaço que deve atender às necessidades da turma, levando em conta a quantidade de convidados, as instalações como cozinha, banheiros, espaço para palco, estacionamento, etc. A escolha do local em alguns casos poderá ser feita antes da contratação da banda. Essa prioridade dependerá da disponibilidade das empresas de banda e espaços para eventos.

– O buffet, a ser escolhido após a definição da banda e do salão. Recomenda-se a degustação dos salgados, doces e pratos quentes para a escolha do cardápio da festa, além de pedir referências da empresa à turmas já atendidas previamente. É importante que nenhum detalhe sobre o número de convidados seja omitido ou mascarado, pois a falta de comida ou bebida em uma festa é uma grande gafe.

– O cerimonial que será o responsável pela produção e organização das solenidades. Lembrar de buscar referências das empresas antes de contratar, recomendando-se a contratação de empresas com experiência comprovada na realização de formaturas.

Compartilhar no Google Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *