x

Como Montar um Ateliê para as Crianças

Não é necessário sair de casa para se divertir com as crianças e estimular sua imaginação e criatividade.

As brincadeiras em família estimulam a cumplicidade, a relação de confiança e a comunicação saudável entre pais e filhos. E os benefícios não param por aí uma vez que as crianças se sentem mais seguras e amadas quando percebem que os pais reservam um tempo de suas vidas para se divertir com elas.

Os trabalhos manuais são excelentes para as crianças, pois exercitam as mãos e o cérebro, desenvolvem a coordenação motora e preparam para o aprendizado da escrita. Além disso, através da brincadeira os pequenos desenvolvem a autoestima, a criatividade e a imaginação e aprendem a respeitar os limites estabelecidos pelos pais.

Por isso se a idéia for montar um pequeno espaço para as crianças pintarem o sete, basta apenas comprar alguns materiais como guache, aquarela, pincéis, tesoura, cola, cartolina, caixa com lápis coloridos, giz entre outros. Eles são baratos e muito fáceis de encontrar.

Para começar esta brincadeira, serão necessários:

– Uma caixa de papelão, baú ou gaveta grande para guardar todo o material e os objetos produzidos

– Um avental ou camiseta grande para proteger a roupa dos excessos de tinta e cola

– Jornais velhos para forrar o chão e evitar manchas de tinta

– Cavalete para as telas (dá para mandar fazer ou comprar na papelaria)

– Telas e pincéis

– Cadernos para desenhar e pintar

– Potinhos coloridos de tinta-guache

– Potinhos coloridos de tinta plástica (elas são ótimas para fazer desenhos em alto-relevo)

– Carimbos

– Lápis de cor e giz de cera

– Cola e tesouras adequadas

– Folhas de papel sulfite e cartolina

– Papel crepom, fita crepe

– Pedaços de retalho, lantejoulas, purpurina

Com estes materiais podem ser feitos vários objetos como desenhos e pinturas com guache, lápis de cor , aquarela; colagens com tecido; origamis de bichos e flores em dobradura; otimização de baús de madeira para guardar brinquedos; imãs de geladeira; cata-ventos; pequenos objetos com papel reciclado.

São muitos os benefícios observados entre as crianças que se divertem por meio da arte. Elas expandem a capacidade de comunicação e expressão com as tintas e os desenhos e por meio das cores e da escolha dos personagens, as crianças se manifestam sem precisar usar as palavras, o que diminui a agitação, melhora a capacidade de se concentrar e incentiva a criatividade.

Outro ponto que deve ser incentivado é usar a arte como instrumento de disciplina e de organização. Tudo deve ser colocado nos devidos lugares depois do uso, os potes devem estar tampados, os pincéis devem ser lavados, os jornais com respingos de tinta devem ser jogados no lixo.

No entanto é bom ficar atento ao que as crianças estão produzindo. Através dos seus desenhos e telas dá para perceber alguns aspectos psicológicos que podem retratar o que está se passando no intimo da criança. Por exemplo, desenhos em que predominam cores muito escuras pedem atenção dos pais. Normalmente, a molecada prefere misturar vários tons e formam um arco-íris. A escuridão pode indicar, por exemplo, problemas na escola ou a tristeza pela perda de alguém querido.

Se a criança gostar de desenhar pessoas, perguntar a ela quem aparece nas imagens. Reparar na eventual ausência de alguém importante – isso pode acontecer no caso de pais que passam muito tempo fora de casa. É comum ver a babá no lugar da mãe que trabalha fora. Outra questão é prestar atenção nas expressões das pessoas que a criança desenha. Com isso dá para descobrir em quem ela confia ou de quem ela sente medo, por exemplo.
Por último e mais importante, numa ocasião destas um lanchinho não pode faltar. Como o momento é de diversão e descontração, o ideal é preparar um lanche gostoso,com guloseimas que as crianças adoram como suco de frutas, pipoca, pão de queijo, bolo de chocolate… Elas vão adorar!

Compartilhar no Google Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *