ba0d130f-5f2a-41e7-b07b-d2101aa29b77

Curiosidades sobre as Festas Juninas

Baseado no que dizem os historiadores, a origem das festas juninas remonta à Antiguidade e às celebrações do sucesso das colheitas, do trabalho e da procriação. Foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial e acredita-se haver duas explicações para o termo festas juninas.  A primeira diz que o nome está ligado ao mês de junho e a outra versão  diz que a  festa era em homenagem a São João, portanto chamadas inicialmente de  festas joaninas .

Devido à grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses, vemos nesta festa até hoje a presença de elementos que ao longo do tempo foram se misturando aos aspectos culturais do nosso país (índios, negros e imigrantes europeus), englobando características particulares em cada uma das regiões onde se realiza. Como exemplo, as típicas quadrilhas foram influenciadas pelas danças nobres bem marcadas da França enquanto que a  tradição de soltar fogos de artifício veio da China, de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.

Independente da origem o que importa é que as festas juninas fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil e depois do Carnaval, são o evento  mais esperado do calendário brasileiro. Elas animam todo o mês de junho com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas e  homenageiam  os santos católicos  Santo Antônio, no dia 13,  São João, no dia 24 e São Pedro,  no dia 29 .

As festas costumam ser realizadas ao ar livre, em um terreiro chamado “arraiá caipira”,  enfeitado  com bandeirinhas coloridas, onde uma fogueira permanece acesa durante a noite toda. À mesa, são servidas comidas e bebidas típicas. O ponto alto da festa é a dança da quadrilha com a realização do casamento caipira.

Bandeirinha Junina Plástica Pequena (10m) - Animafest R$ 2,50

Bandeirinha Junina Plástica Pequena (10m) – Animafest

Fogueira Decorativa em Espuma - Animafest R$ 20,00

Fogueira Decorativa em Espuma – Animafest

É muito fácil organizar e montar um arraial  e trazer toda a família e amigos para se divertirem juntos.

Para montar as palhoças onde  serão realizadas as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e brincadeiras, além dos casamentos caipiras pode-se usar lenha de madeira coberta com palha de coqueiro. Usar de bastante criatividade e enfeitá-las com muitas bandeirinhas e guirlandas de papel colorido, balões em miniatura, chapéus de palha, flores de papel crepom, palhas secas de milho, espantalhos, varal com a imagem dos santos, e outros. Dependendo do espaço, dá até para montar uma cadeia (usando os mesmos materiais).  Na parte exterior, além da fogueira, montar um pau de sebo e mastros com as bandeiras dos santos homenageados.

Para a decoração das mesas e complementos, usar e abusar das cores. Pode-se cobri-las com toalhas axadrezadas ou brancas, recobertas com pequenos retalhos de tecidos coloridos. Colocar potes de cerâmica ou pequenos vasos com flores de papel crepom colorido e usar pratos e talheres mais rústicos.

Uma idéia legal é fazer um arranjo com as maçãs de amor como se fossem flores, ou seja, espetando-as com um espetinho de madeira e fazendo as folhas com papel crepom verde.

Para as comidas típicas, lembrar-se que no mês de junho é feita a colheita do milho, por isso grande parte dos doces, bolos e salgados relacionados às festividades são feitos dele. Não podem faltar portanto pamonha, curau, milho verde cozido, broas de fubá, canjica, bolos de milho e de fubá.  Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, cocada, pé-de-moleque, , batata doce assada, pipoca, pinhão, paçocas,  amendoim torrado, cuscuz  e muito mais.

Para as bebidas pode-se servir  quentão, feito à base de pinga e gengibre ou vinho quente, temperado com especiarias (para os adultos) e sucos e refrigerantes para as crianças .

Para incrementar e dar muita alegria ao ambiente, a música ambiente é imprescindível. Para tanto é possível alugar aparelhagens de som  ou então impressionar e contratar um sanfoneiro ou uma banda de forró.

Mas muito cuidado com os fogos de artifício (tipo rojão e outros) pois são muito perigosos e podem machucar se não forem manuseados corretamente . Soltar balões então nem pensar… é proibido!!!!! O ideal é divertir as crianças com fogos inofensivos tipo traques e estalos e estrelinhas, parecidas com um chuveirinho de luz brilhante e faiscante .

Não esquecer dos trajes típicos para todos…. vestidos coloridos e chapéus de palha enfeitados com fitas e laços para as damas e calças rancheiras, camisas xadrez e botas , chapéu  de palha e lenços vermelhos para os cavalheiros farão toda a diferença no ambiente, tornando a festa bem mais divertida e animada!!!!!

6067 Vestido Junino Infantil Patchwork-5028_635657494700292685

Vestido Junino Infantil Patchwork

6065 Vestido Junino Bebe Flor-5054 - PRINCIPAL_635657494005294865

Vestido Junino Bebe Flor 5054

6072 - Kit Junino Menino_635659799225373400

Kit Junino Menino

Compartilhar no Google Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *