Dicas-de-Decoracao-para-Ceia-de-Natal-5

Dicas para Organizar uma Linda e Deliciosa Ceia de Natal  

Nesta época do ano, para evitar problemas e correrias que podem surgir eventualmente na  última hora, o ideal é começar a planejar tudo com antecedência.

A parte inicial deste planejamento se dá com a seleção das pessoas que serão convidadas, desde parentes até amigos (e acompanhantes) sendo que o convite pode ser feito  pessoalmente,  por telefone ou e-mail.   Com a confirmação do número exato de participantes  já dá para pensar em  detalhes como cardápio, decoração, brincadeiras, presentes e  tudo que vai tornar a Ceia de Natal inesquecível para todos.

A primeira definição a ser tomada é de como e por quem a ceia será preparada isto é, se a anfitriã vai cozinhar em sua casa, se vai comprar os pratos prontos ou se será uma ceia comunitária, onde cada convidado traz a sua contribuição.  Para cada uma das opções existem algumas ações específicas que devem ser tomadas com antecedência e a principal delas é definir sob consenso, que tipo de cardápio será oferecido.

Já com a definição sobre o cardápio, fica muito mais fácil planejar e dividir  as tarefas e as responsabilidades como que itens comprar, quando comprar, quem vai fazer a entrada, o prato principal, a sobremesa, etc. Enfim, esta etapa do planejamento prévio é fundamental e é ele que vai evitar os problemas  e  garantir a tranqüilidade  necessária para que tudo transcorra normalmente e sem atropelos.

Com relação à decoração, a primeira aposta para entrar no clima natalino é proporcionar a  presença de uma árvore de Natal cheia de enfeites, bolas, sinos e luzes, item  imprescindível porque embaixo dela serão deixados os presentes à medida que os convidados forem chegando.  Outro item muito interessante é colocar um Papai Noel próximo à árvore, em lugar de destaque além de outros enfeites  espalhados pelos ambientes como sinos, renas, laços, bolas, guirlandas e outros, para ambientar os espaços.

A mesa principal deve estar coberta com uma toalha de motivos natalinos e enfeites  feitos com flores e frutas secas  além de velas coloridas que em muito contribuirão para abrilhantar o clima natalino da festa.

Devido à presença de muitas pessoas nestas ocasiões  o ideal é servir uma ceia no estilo americano, onde cada um se serve à vontade.  Na mesa principal estarão servidos os pratos principais  enquanto que num aparador estarão dispostos  os pratos, talheres e guardanapos. Para o caso de não haver lugares suficientes à mesa para todos, é necessário pensar em bandejas ou apoios para se comer no colo.  Para que os convidados não fiquem esperando pela ceia até à meia noite, à medida que forem chegando pode-se  oferecer uma entrada  feita de petiscos como frios, frutas natalinas frescas em conjunto com  castanhas e nozes.

O cardápio não precisa ser muito complicado. Como pratos principais podem ser oferecidas as carnes típicas desta época , o chester, peru, tender ou peixe, sempre acompanhados por uma farofa especial, um arroz incrementado ou uma boa massa e saladas de folhas verdes ou maionese.

Como sobremesa podem ser oferecidos sorvetes com bolo de chocolate, manjares, musses, rabanada, panetone e torta de amêndoas ou nozes, além das  frutas frescas tradicionais.

Para calcular as quantidades  de comida a ser servida, deve-se levar em consideração que a média é 500 g por pessoa , sendo que crianças comem menos e alguns adultos mais. Por exemplo, um peru de 5 kg serve aproximadamente 12 pessoas então deve-se tentar otimizar as ofertas para evitar desperdícios ao final.

Para calcular as bebidas, levar em consideração o número de adultos que bebem  álcool e os que não bebem (incluindo aí as crianças). Em função disso, adquirir cerveja, vinho e champanhe, além dos refrigerantes, sucos e água (com gás e natural). Sabe-se que uma garrafa de vinho serve 4 pessoas, 500 ml de refrigerante e/ou suco servem 1 pessoa, 1 garrafa de cerveja serve 1 pessoa e 1 garrafa de champanhe serve 2 pessoas.

Para agradecer a presença de todos e se houver condições financeiras para isso, pode-se presentear cada amigo ou parente com uma lembrança.  Hoje em dia porém uma boa idéia é organizar a brincadeira do amigo secreto onde todos ganham uma pequena lembrança e ficam felizes e satisfeitos.  Se for consenso de que haverá esta brincadeira durante a ceia, os convidados deverão ser avisados quando do convite de forma que já possam vir preparados para a troca dos presentes.

E o Papai Noel, já confirmou presença na Ceia de Natal? Que tal surpreender as crianças este ano, escalando o avô, o papai ou um tio para se vestir uma Fantasia de Papai Noel e entregar os presentes das crianças, o brilho nos olhos e a felicidade com certeza se farão presentes.

Compartilhar no Google Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *