hbd15

O que vestir no dia da Formatura?

Ao longo do curso as despesas com o baile e a colação de grau foram sendo pagas aos poucos e então , quando o tão sonhado momento se aproxima, os formandos tanto homens quanto mulheres , se dão conta de que precisam decidir sobre as roupas a serem usadas no evento e se assustam porque , como se trata de roupas de festa, muito finas e caras, não dispõem dessas peças em seus guarda roupas.

Vale alugar?

A saída mais comum e lógica é procurar no mercado pelo aluguel de vestidos e de ternos. Existem muitas empresas especializadas neste ramo com ótimas opções tanto em modelos de roupas quanto em valores, o que será muito útil ao orçamento dos formandos e suas famílias, já que não só eles mas também todos os seus familiares terão que se vestir adequadamente para o evento.

O aluguel de roupas para homens funciona de uma maneira mais simples porque não há muitas opções de escolha além dos tradicionais modelos e cores porém no caso das mulheres é mais complicado porque aparecer no baile com vestidos iguais seria o fim do mundo por isso o aluguel de roupas para mulheres funciona de uma forma bem diferente

Existem duas opções possíveis. Na primeira, chamada de primeiro aluguel , a formanda escolhe o modelo e o atelier se encarrega de confeccioná-lo exclusivamente para ela, segundo suas medidas e gostos. Porém, após a festa, o vestido volta para a loja para ser utilizado por outra pessoa, num segundo aluguel. É bem mais barato porque a pessoa escolhe para usar entre aqueles que já estão prontos e disponíveis para uso e se for necessário são feitos ajustes. Embora neste caso o vestido não tenha sido feito sob medida, ainda assim é um modelo exclusivo e não existem dois iguais.

Mas e se repetir o Vestido?

Para evitar que nenhuma formanda se vista com um vestido igual ao de outra, o que seria uma tragédia para as mulheres, especialmente num baile de formatura, as empresas se resguardam do problema criando uma pasta para cada evento e anotando quais os modelos que já foram alugados (seja em primeiro ou segundo aluguel). Com isso evita-se acontecimentos catastróficos como estes.

Para a colação de grau o ideal é usar um vestido mais justo, evitando que não embole embaixo da beca. Ele pode ser curto ou longo, com um bordado bem leve ou um pequeno aplique.

Hora do baile:

Já para o baile, muito mais requintado, o mais indicado é mesmo o vestido longo, que pode ser justo ou rodado em tecidos como musseline de seda, e organza para quem gosta de vestidos leves. Quem gosta de um vestido mais cheio, mais armado, mais rodado pode optar pela organza e também pelo tafetá, que dá um vestido bonito, tanto rodado quanto justo. Em geral as formandas de curso superior gostam de vestidos mais justos com grandes fendas, ou no estilo sereia. Os decotes quase sempre são ousados, podendo ser um grande decote nas costas, ou na frente mesmo. A transparência também está na moda, acima do busto e no corpo do vestido (sobre a barriga) sem esquecer é claro do vestido tomara que caia.

Se o vestido for bordado o melhor é usar somente brincos. Como é um traje a rigor, os brincos não devem ser muito chamativos. Podem até ser longos, porém têm que ser discretos. Se o vestido tiver um decote bem grande na frente ou for um tomara que caia, então pode-se usar uma gargantilha que combine com a cor do bordado. Decotes próximos ao pescoço, com bordado, não admitem nada no pescoço, senão um interfere no outro.

As cores mais procuradas pelas formandas são o verde petróleo, o azul petróleo, o vermelho, o laranja ,além do amarelo. Lembrar sempre que a cor do vestido tem que combinar com o tom da pele e dos cabelos por isso se a pessoa for morena de cabelos castanhos, não pode usar marrom porque só se verá o vestido. Contrastes exagerados também devem ser evitados.

O aluguel de roupas para os homens é um pouco mais fácil porque com certeza eles já pensam nesta possibilidade logo de início. Para as roupas masculinas não há mesmo muita escolha de modelos e cores para smokings ou ternos então muitas turmas têm optado por um modelo único para todos os formandos, criando um diferencial até bem interessante porque ao mesmo tempo em que estão vestidos de forma igual são cada um deles uma pessoa diferente de todos na festa e assim , ficam facilmente identificáveis. Atualmente não se usa a gravata borboleta mas sim um tipo de gravata chamada plastron que nada mais é do que uma gravata que já vem com o nó pronto, com as duas partes fechadas na parte posterior do pescoço com velcro.

Como vestir um terno?

Independente do uso nas formaturas, é bom saber algumas dicas sobre o uso do tradicional terno, geralmente composto pelo paletó, colete e calça (o nome correto da dupla paletó e calça é costume porém isto não é do conhecimento da maioria das pessoas que não são do ramo).

Os modelos de terno variam do tradicional e clássico jaquetão (adequado para os mais gordinhos) , passando pelo paletó de três botões que é o mais usado atualmente até o paletó de quatro botões, que deve ser usado pelos homens mais altos e magros.

O tecido deve ser adequado à época do ano e para o comprimento da manga deve-se observar se, com os braços estendidos para baixo, ao fechar a mão, a barra do punho está próxima à altura da palma da mão.Observar também que o punho da camisa não deve ficar mais que um centímetro para fora da manga do terno.

No caso das calças, o comprimento ideal é aquele onde a bainha não dobra sobre o peito do pé, porém deve cobri-lo; atrás acima do salto, porém não no calcanhar.

Com relação às gravatas, seu uso depende do estilo de cada um e deve-se usar de bom senso para comprá-las em cores e padronagens que combinem com as camisas. Lembrar que a ponta da gravata deve estar na altura do furo do cinto e evitar gravatas que vão quase até o zíper da calça ou param na altura do estômago.

Para os sapatos, lembrar que não precisam ser caros ou sofisticados apenas que combinem com a roupa usada no entanto e mais importante de tudo, devem estar sempre bem cuidados e limpos.

Compartilhar no Google Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *