solidariedade

Trote Universitário – Que tal ir além?

Olá, tudo bem?

Hoje venho aqui para falar um pouco sobre o Trote Universitário. Sim, aquela famosa recepção para os novatos nas Faculdades.

Confesso que faltei no primeiro dia de aula temendo essa tão famosa recepção, sim porque na minha época ele era, na minha opinião, desagradável, algumas vezes  até um pouco humilhante.

Há quem goste, ache divertido ficar pedindo dinheiro nos semáforos para depois tomar uma cerveja com o grupo, ter o corpo pintado, o cabelo raspado, os sapatos confiscados pelos veteranos. Até aí nada demais, o problema é quando isso extrapola os limites e acaba saindo do controle.

Diversas faculdades tentam há algum tempo mudar essa tradição propondo trotes solidários, algumas delas até proibindo tal recepção aos novatos. Não acho que proibir seja a melhor saída afinal, é uma conquista e todos querem mais é curtir a nova fase.

Mas porque não transformar essa alegria da conquista, esse encontro com novos amigos, esse início de uma nova jornada em algo que vá além da cerveja, do semáforo e das tintas nos rostos?

Se você é veterano, faz parte do grupo que organiza festas do seu curso, que tal propor uma inovação na recepção do próximo ano? Que tal arrecadar cestas básicas, roupas, materiais escolares, brinquedos para serem doados em alguma instituição que cuida de crianças, por exemplo. Ou então, propor aos novatos que vistam fantasias divertidas e façam uma visita a um hospital infantil ou casa de idosos, por exemplo, para proporcionar a eles algumas horas de diversão e descontração.

Com certeza a adesão dos novatos será muito maior do que nos trotes tradicionais, a diversão estará garantida e vocês sairão com uma enorme sensação de satisfação por terem proporcionado a alegria a outras pessoas.

Compartilhar no Google Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *